quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Notícias do Mundo Antigo: Navio negreiro trouxe malária para a América do Sul

Uma equipe de cientistas descobriu que a variante mais perigosa da malária chegou no Brasil por meio do tráfico de escravos capturados na África. Análise genética de mil amostras diferentes de sangue coletadas em diferentes partes do mundo, incluindo países da América do Sul, do Oriente Médio, do Sudeste Asiático e do Sul da África.

Plasmodium e seus diferentes formas - Esse é o culpado!
Para quem não sabe, a malária é uma doença causada pelos protozoários Plasmodium (mostrados na foto acima) transmitido a nós pela picada da fêmea do mosquito. A malária mata cerca de 3 milhões de pessoas ao ano (quase o mesmo que o HIV/Aids) e afeta cerca 7% da população mundial (uma bagatela de 500 milhões de pessoas). O parasita destrói maciçamente as hemácias e descarregam substâncias tóxicas no sangue. Tais substâncias causam delírios, febres altas, convulsões, além de poder causar derrame no seu cérebro ou alguma deficiência mental permanente. Existe tratamento, mas alguns parasitas já estão se tornando resistente a ele, daí a importância desses estudos genéticos.    

Hemácias rompidas pelo parasita. Sem tratamento adequado o portador pode entrar em coma e morrer.

A partir dessas análises genéticas, os cientistas descobriram o parentesco entre os diferentes parasitas que causam a malária e como foi a sua importação para o nosso continente. Descobriram, por exemplo, que a malária foi introduzida várias vezes no continente sul-americano e que sua entrada aconteceu ao norte, provavelmente pela Colômbia.

No início do século XVII, os ingleses introduziram a malária quando se estabeleceram nas suas colônias americanas, onde hoje são os Estados Unidos. Eles também trouxeram outras doenças de presente, como por exemplo a febre amarela em Barbados e de lá ela se espalhou pelo continente. A esquistossomose é outra doença importada.

Li no O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Preço da Imortalidade | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates